Bonecas do Projeto À Flor da Pele.
Minha história com as bonecas do projeto, como nasceu a fada bordadeira Jaque Carvalho.
Jaque Carvalho
8/1/20252 min read


Se não ouviram falar ainda deste projeto lindo, quero contar um pouquinho da minha história com ele. Foi bem no finalzinho de 2016, que eu vi uma publicação no Facebook em um grupo de bordado ( Bordadinhos da Vovó), que me chamou muito a atenção, as bonecas bordadas pelas fadas. Eu estava começando nos pontinhos de bordado, tinha feito os primeiros quadros, já tinha desistido das bonecas de pano. Porque elas já tinham cumprido o papel delas na minha vida, e porque não tinha mais onde pô-las, sabe quando Deus direciona o teu olhar, eu senti isso, logo entrei em contato com a administradora do grupo, e ela me passou o telefone da Terezinha Bevilaqua, a fada mór, quem teve toda a ideia do projeto. Ela me atendeu de pronto, uma pessoa iluminada, me explicou todo o projeto, e disse que dentro de uns dias eu receberia pelo correio o kit para bordar a minha primeira boneca à flor da pele. Fui para casa ( no sul) de férias, me abasteci de alegrias com a família, voltamos, e comecei a esperar a minha boneca. Teve greve de correio, teve tudo, demorou um mês, mais ou menos, e eu na maior ansiedade.
Finalmente chegou, e vieram logo duas. Tecido riscado, história impressa, ideias de bordados. De cara amei, vieram cheias de gatinhos, que eu amo.
E agora? Era uma responsabilidade bordar um sorriso no rosto de alguém enfermo, sem expectativas, sem amiguinhos...
Fiquei um tempo olhando para os tecidos, li e reli as histórias. Risquei os desenhos principais no corpo delas, e deixei por último os rostos, fui escolhendo as linhas com cores fortes e alegres, porque eu queria que fossem muito especiais. Fui bordando, e fui amando, um sentimento muito bom, foi tomando conta de mim, a transformação estava começando, eu estava me tornando uma fada bordadeira. Fiz estas duas, nos tecidos que me enviaram, mandei para a Terezinha em São José dos Campos e comecei a pensar em todo este processo que era muito demorado, e caro, pois o correio não é barato. Então pedi que ela me mandasse todas as histórias por email que eu mesma iria riscar e bordar as minhas bonequinhas.E foi assim que eu fiz, peguei tecidos coloridos, até listrados, risquei e bordei. Durante este tempo eu fiquei muito mal, tive hemorragias, fiquei anêmica, comei o tratamento e a médica me deu o veredito, que tinha que fazer a cirurgia de retirada do útero, e meio rápido. Comecei a rezar e me trabalhar para todas as mudanças na vida, pois sabia que não era fácil, teria que fazer repouso absoluto, por vários meses, então prometi pra mim mesma, que tinha que bordar pelo menos dose bonecas antes da cirurgia, uma para cada mês do ano. Foquei e realizei, de janeiro a junho foram dose bonecas, lindas, coloridas, e muito muito amadas. No dia que postei a última boneca no correio, postei meu trabalho para Mega artesanal.
Eu me curei enquanto bordei, depois era só arrancar de mim tudo de ruim que tinha se acumulado, e pronto. Renasci, sem mais dores, uma vida nova pela frente. Queria dizer a todos que estão sem rumo, sem vontade pra nada, vai bordar. Borde a sua alma, faça como eu fiz com pontos simples, com linhas simples, mas com muito amor em cada pontinho, só a gente é capaz de se reinventar. E quando nos abrimos para a mudança o universo todo conspira para isso, eu sou a prova viva disso. Eu sou à flor da pele, sou fada bordadeira, sou artesã e artista de mim mesma.
Arte Têxtil
© 2025. All rights reserved.